terça-feira, 27 de abril de 2010

A Constante Busca por Aprendizado

Na atualidade, a demanda de pessoas sem qualificação no mercado de trabalho é significativa. Muitas delas não têm a oportunidade em aperfeiçoarem-se, porém com os cursos a distância as possibilidades passaram a surgir uma vez que, a facilidade de acesso à rede ajudou o campo a se abrir mais para o sucesso.


Felizmente, o aumento das lan houses proporcionou a realização da educação a distância àqueles que não possuem computadores em casa. Dessa forma, o aluno não deixará de se capacitar apenas por conta de uma estrutura. É viável a todos os tipos de classes, pois mesmo alguém sem tanto poder aquisitivo, possivelmente através das já mencionadas lan houses, poderá dar início ao seu ciclo de cursos de modo a qualificarem-se cada dia mais.


Obviamente, outros públicos também são beneficiados com a educação a distância. Aos profissionais de empresas, por exemplo, lhe são oferecidos os cursos a fim de que possam melhorar o seu trabalho na função exercida proporcionando o crescimento das mesmas.


Mas para esse processo ser possível, são necessárias avaliações de identificação de público e de cursos a serem organizados. Além disso, através dessas avaliações e organizações é que serão montadas as equipes atuantes nas montagens dos cursos e materiais diversos a serem utilizados. 


Continuem acessando o nosso blog. Nos próximos textos, serão debatidas essas e outras questões.

domingo, 18 de abril de 2010

A importância da EAD

A preocupação das pessoas em se aperfeiçoar cada vez mais fez a Educação a Distância (EAD) mudar de foco. Não apenas os cursos mais voltados às atividades práticas ou técnicas são procurados e ofertados. Há cada vez mais cursos de graduação e especialização que se valem da EAD, principalmente no formato on-line, para os mais variados tipos de alunos.
Além de uma modalidade de ensino, a EAD também é um objeto de pesquisa e discussão. O assunto é muito recorrente por causa das oportunidades no mercado de trabalho para tutores, conteudistas e desenhistas instrucionais. Camilla Araujo, aluna de pós-graduação em Tecnologia Educacional e desenhista instrucional, destaca a importância da EAD.
 - Sendo mediada por tecnologias e tendo o aluno e professor em ambientes físicos diferentes, a modalidade a distância de ensino mostra-se uma forma adequada para atender a inúmeras demandas dos estudantes mundo moderno, afirmou Camilla.
Camilla também avalia que muitos dos preconceitos em relação à EAD estão diminuindo em razão dos resultados apresentados.
 - Em alguns casos, com a adequada análise da demanda do público-alvo e o correto planejamento e a implementação do curso, é possível que os alunos tenham um rendimento até mesmo melhor do que o de alunos da educação presencial. Isso, inclusive, já foi comprovado pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), afirmou a desenhista instrucional.
Os professores também são um público muito forte para a EAD. Inúmeras iniciativas governamentais almejam a capacitação e atualização dos professores da rede pública. Um dos exemplos mais claros pode ser visto na página WebEduc, portal do Ministério da Educação que oferece objetos de aprendizagem e outros conteúdos educacionais de livre acesso.
Para garantir a qualidade dos cursos feitos a distância, é necessário que haja uma avaliação criteriosa. Assim, as condições dos cursos seriam melhores e, consequentemente, a desconfiança com a eficiência do ensino a distância iria diminuir ou, quem sabe, deixar de existir. O grande desafio, portanto, não é provar se os cursos a distância funcionam ou não, mas sim garantir a qualidade deles. 

Copyright © 2008 - e-Ducação na Rede - is proudly powered by Blogger
Blogger Template