O texto “Educação a distancia” de Carly Machado e Fábio Maia faz uma breve reflexão sobre esta modalidade de ensino. Assim, no que tange a Educação a Distância, os autores procuram enfatizar que tal modalidade não se resumem apenas as ofertas de cursos on-line, mas que esta, vem cada vez mais, tomando uma grande importância no cenário educacional brasileiro.Os indicadores para tanto, apontam para a grande gama de possibilidades geradas pela Educação on-line, marcada principalmente pelo grande grau de interação entre professor-aluno, apontado como uma de suas principais vantagens.
Neste sentido, os autores são enfáticos em valorizar a Internet como grande ferramenta de viabilização de aprendizagem nesta modalidade de ensino, devido ao seu grande potencial interativo, já que no seu sentido “strito” provoca o usuário a ser “o navegador”, ou seja, provoca a sua ação. É assim, que é delineada a grande vantagem interação-participação desta forma de ensino a distancia quando comparada a outras como vídeo-conferência ou o ensino por correspondência, por exemplo.
Há ainda, uma pequena exposição sobre o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), onde é exposto de forma breve, os recursos desta ferramenta projetada especialmente para mediar o ensino virtual.
Desse modo, os autores ainda falam sobre outras vantagens que vão além do processo de ensino, como a oferta de cursos em rede aberta, um maior atendimento de público e a possibilidade de atingir inúmeros locais, onde a rede de ensino é de difícil acesso, ou mesmo deficiente.
Contudo, os atores chamam a atenção para uma grande mudança no papel do Professor, que nesta nova modalidade passa ter novas funções, aumentando a sua responsabilidade, e também diferenciando o seu próprio perfil de competências, já que estas precisam ser específicas, para o processo de ensino-aprendizagem na educação on-line, o que parece ser um dos desafios apontados pelo texto.
Por tudo isso, o texto faz uma breve reflexão das possibilidades e dos desafios desta modalidade de ensino, e demonstra de forma breve e clara a tamanha importância deste novo modelo, tão presente e tão novo no cenário da educação nacional.
Daniel Mota é pedagogo, professor de Educação Infantil, pesquisador voluntário do Laboratório de Políticas Públicas e estudante do curso de pós-graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Candido Mendes.
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